COMO RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS QUE DÃO DOR DE CABEÇA AO MOTOCICLISTA
julho 28, 2017O QUE FAZER QUANDO MINHA MOTO NÃO FUNCIONA?
setembro 21, 2017
Alguns proprietários de motocicletas chegam às oficinas preocupados com um som diferente que o motor faz – tec tec tec… Isso é um sinal claro de que as válvulas estão batendo.
As válvulas às quais nos referimos são as de admissão e escape, localizadas no cabeçote da moto. A verdade é que uma folga nas válvulas é natural, pois existe o dilatamento das peças do motor em função do calor produzido pela queima de combustível. O problema ocorre quando essas válvulas acabam apresentando uma folga maior que a medida aceitável. Não existe nenhum problema aparente, mas deixa o motor com um ruído forte e desagradável.
Para resolver, basta uma breve regulagem, que deve ser realizada com o pistão no ponto superior (ou seja na fase de compressão do motor). Colocar o pistão nessa posição é fácil, basta utilizar uma chave para girar a árvore de manivela, até que você veja a marca “T“. A árvore de manivela pode ser vista removendo a tampa lateral do motor.
Para ter certeza de que o pistão está na posição correta, e por consequência os balancins soltos, basta a marca “T” do rotor do alternador estar alinhada com a marca de referência da tampa da carcaça do motor. Para regulagem, será necessária uma ferramenta especial, que não é muito cara: se trata de lâminas, cada uma com uma medida. Para verificar qual a medida correta da sua moto basta verificar seu manual de serviço.
A lâmina deve ser introduzida entre a haste da válvula e o parafuso de ajuste. A lâmina de ajuste não pode passar muito presa e nem muito solta – deve haver um meio termo. Após a verificação e constatação de que existe a necessidade de ajuste, solte a contraporca e o parafuso, colocando a lâmina com a espessura correta para sua moto. Gire o parafuso e ajuste até sentir uma pequena pressão na lâmina. Não se esqueça de apertar o parafuso de ajuste.
Manter sua moto bem regulada colabora para o baixo consumo de combustível, para vida útil das peças e até mesmo para uma menor emissão de gases poluentes. Essa é uma medida simples e o procedimento pode ser feito em casa!