QUAL A FUNÇÃO DA CHAVE DE LUZ? QUANDO DEVO TROCÁ-LA?
novembro 16, 2018

COMO RESOLVER OS DEFEITOS MAIS COMUNS EM UMA MOTO

Para prestar um bom serviço e ser bem visto no mercado de mecânica de motos o profissional precisa estar pronto para solucionar as mais diversas demandas trazidas pelos clientes.

Existem defeitos muito comuns na rotina de uma oficina, e é preciso estar ainda mais atento quanto a estes serviços, já que certamente serão os que você mais executará.

Tão importante quanto saber solucionar problemas mais raros e técnicos, também é preciso estar apto a lidar com defeitos cotidianos. Assim você garante uma prestação de serviço ágil e completa na sua oficina.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, listamos os sete defeitos de motos mais comuns e como resolvê-los de maneira adequada e segura. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

1. Injeção eletrônica

Quando se fala em defeitos comuns em motos a injeção eletrônica logo vem à mente do mecânico. Esse componente é o responsável por gerenciar o ciclo de queima do combustível na câmara de combustão, dosando adequadamente a mistura ar/combustível.

Como se trata de uma peça que interfere diretamente no funcionamento do motor, falhas nesse componente são fáceis de identificar, já que o condutor certamente se queixará de perda de potência, consumo desajustado ou presença de fumaça no escapamento.

Por se tratar de um componente eletrônico e que é dotado de diferentes sensores, circuitos e centrais, a injeção demanda equipamentos adequados para a sua manutenção. Hoje, por exemplo, já existem scanners próprios para fazer a leitura e a configuração de injeções eletrônicas, identificando e corrigindo falhas rapidamente. Esse tipo de ferramenta não pode faltar na sua oficina.

2. Velas de ignição

Assim como acontece com a injeção, falhas nas velas também podem interferir no funcionamento do motor, já que a vela é a responsável por gerar a centelha que inicia a queima do combustível.

A vela, como qualquer outro componente de uma moto, possui uma vida útil. Por isso, ao fazer reparos nesse item é fundamental verificar quando foi realizada a última troca e, caso necessário, realizar a substituição por uma nova. Além disso, antes de trocá-la é preciso ter certeza de que a falha não está sendo ocasionada por algum problema na bateria, bobina ou nos cabos.

3. Nível de óleo

Apesar de esse ser um problema comum ele não deixa de ser grave. O funcionamento do motor com o nível de óleo desajustado pode comprometer permanentemente a integridade das peças internas devido ao maior nível de atrito, o que acaba por gerar o desgaste prematuro do pistão, rolamentos, anéis e outras peças.

Solucionar este problema não é tão complicado, especialmente se o motor não tiver sofrido nenhum dano. O mais indicado é substituir o óleo por um novo, colocando a quantidade ideal para o modelo da moto.

Além disso é importante que você avalie se não existe nenhum outro problema ocasionando a redução do nível de óleo, como algum vazamento. Assim o cliente terá a certeza de que rodará com o veículo sem nenhum risco de dano.

4. Correntes de comando

Devido ao atrito constante e estresse pelo uso, a corrente de comando e demais componentes da transmissão também costumam apresentar alguns defeitos, especialmente quando o condutor não realiza os reparos necessários.

Em muitos casos apertar a corrente e lubrificá-la já resolve as queixas de barulhos incômodos e os riscos de que a corrente saia do curso da coroa, impedindo a moto de circular. Esse tipo de reparo deve ser avaliado caso a caso, pois em outras situações pode haver o desgaste de componentes, como pinhão e coroa, havendo então a necessidade de substituição.

5. Cabos de embreagem

O rompimento de cabos de embreagem não costuma ser um problema muito comum, porém o desajuste no seu comprimento sim. Um cabo muito longo interfere no acionamento da embreagem, dificultando a troca de marchas e, em casos mais graves, até danifica a peça em razão da troca forçada de marchas.

A depender do modelo da moto este tipo de ajuste pode ser muito simples. Em geral as fabricantes já posicionam regulagens no manete da embreagem e também na ponta que se conecta ao motor. Assim é bem fácil realizar a regulagem, precisando apenas de uma ou duas ferramentas.

6. Freios

Não poderíamos deixar de falar dos freios, pois também são demandas recorrentes em uma oficina mecânica.

Os defeitos em freios podem ser de diferentes ordens, desde problemas simples como o desajuste no mecanismo de acionamento do pedal ou do manete, até outros mais complexos, como vazamento do óleo de freio.

É preciso lembrar que as motos convencionais costumam ter freio à disco na roda dianteira e freio à tambor na roda traseira. Cada tipo de freio exige cuidados diferentes já que funcionam de forma distinta.

Os problemas mais comuns no freio à tambor é o próprio desgaste das sapatas, o que é solucionado com a substituição por peças novas. Já o freio à disco, por ter um sistema hidráulico, demanda mais cuidados, pois, além das pastilhas, pode apresentar defeitos no disco, mangueiras de óleo e no próprio fluido de freio, que precisa ser substituído conforme orientações do manual.

7. Luzes

Por último, mas igualmente recorrente, defeitos no sistema de luzes da moto certamente são eventos rotineiros na sua oficina. Na maioria dos casos não existem grandes mistérios para solucionar ese tipo de defeito, já que estão envolvidos com a queima de lâmpadas em razão da trepidação ou mesmo por conta da vida útil da peça.

Porém é preciso ficar atento caso o cliente se queixe de problemas constantes nas luzes, já que isso pode indicar falhas na parte elétrica, como curtos e sobrecarga, o que faz com que as lâmpadas queimem com mais facilidade. Neste tipo de situação é preciso avaliar com mais critério antes de apenas substituir as peças.

Existe uma série de defeitos de motos que costumam chegar com certa frequência na oficina. Estar pronto para solucionar cada um deles é um grande diferencial. Lembre-se que para oferecer um pacote completo é preciso utilizar peças de qualidade na prestação do serviço para assim garantir a total satisfação do seu cliente e evitar que você tenha reclamações e retrabalhos.

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