10 DICAS PARA MANUTENÇÃO DA SUA MOTOCICLETA
novembro 6, 2017
DICAS SOBRE A TROCA DE ÓLEO DA SUA MOTO
novembro 23, 2017

QUANDO TROCAR O KIT EMBREAGEM?

A embreagem é um componente vital para o funcionamento de qualquer moto. Ela é responsável por fazer a ligação entre o motor e a caixa de marchas, que por sua vez é conectada às rodas da motocicleta. Explicando em outras palavras, a embreagem conecta o motor à caixa de marchas, permitindo alterar sua relação, fornecendo para as rodas mais ou menos potência.

Desta forma, é fundamental que a embreagem esteja em pleno funcionamento, caso contrário, não será possível trocar as marchas — se a troca for realizada de maneira forçada pode danificar seriamente a moto.

Para evitar surpresas desagradáveis, separamos três sinais que mostram que está na hora de trocar o kit de embreagem da sua moto. Confira!

1 – Endurecimento do manete da embreagem

O primeiro sinal de que a embreagem está com os dias contados é o endurecimento do acionamento do manete, ou seja, ter dificuldade em apertar a embreagem. Quando a força necessária para acionar a embreagem é muito grande, é um sinal de que ela já está bem desgastada, necessitando de maior atenção.

Ao notar que o manete está muito duro, agende o quanto antes a substituição da embreagem. Além de o componente estar bastante desgastado, o maior esforço do piloto para acioná-lo pode prejudicar a direção, podendo até mesmo causar acidentes.

2 – Dificuldade para arrancar

Na hora de arrancar com a moto, começa-se a soltar o manete e acionar o acelerador, se ela não responder ao comando ou tiver dificuldade de arrancar, é um sinal de que a embreagem está com os dias contados. Este problema permite detectar facilmente que está na hora de trocar a embreagem.

Esta degradação do componente é um pouco preocupante, principalmente quando trafegando em subidas. A dificuldade para arrancar com a moto pode fazer com que ela volte ladeira abaixo, podendo, inclusive, causar a queda do motociclista.

3 – Trepidações durante a arrancada

Este é o sintoma mais característico de que a embreagem deve ser substituída. Quando o componente está muito desgastado, ao arrancar, sente-se a moto trepidando bastante e também demorando para que as marchas sejam acionadas.

Este sinal é facilmente notado, pois as trepidações são muito características e incomodam bastante na condução. Em alguns casos, a moto pode inclusive “patinar” um pouco no momento da arrancada ou da troca de marchas.

Ao notar qualquer um destes sinais, o piloto deve observar melhor o funcionamento da moto para detectar outros sintomas. Geralmente, todos eles aparecem simultaneamente, sendo fácil a percepção. É aconselhado não esperar muito tempo para trocar a embreagem, pois rodar demais com ela desgastada pode acabar forçando a parte mecânica da moto, causando o aparecimento de novos danos ou deteriorando outros componentes.

É muito importante que o proprietário tenha o hábito de ficar atento ao funcionamento da moto, sempre conectado com a máquina, buscando novas tecnologias e serviços.

Além disso é imprescindível ter o costume de solicitar manutenções preventivas e o diagnóstico da moto por meio de ferramentas específicas. Este hábito permite a detecção dos problemas antes que eles apresentem seus sintomas característicos, possibilitando a programação da troca.

SEO em BH - Criação de Sites BH